"The disappointed writer gathers essays written by Foteini Vlachou (1975-2017) during her prolific and unconventional academic and research activity, which, among other insightful achievements, put periphery at the centre of a critically and ethically committed art historiography, as Terry Smith emphasises in his introduction.The art historian centres his text on the final essay of the book “Why Spatial? Time and the Periphery” (pp. 333-352), which presented an alternative stance (time) to consider peripherality, and underlines Vlachou’s main contribution to this topical issue: “we should think of continuity and change in the history of art as occurring within a framework shaped ... Ler mais
«Este último, e desassossegante, novo livro de Alberto Pimenta, mais do que qualquer outro, exige um olhar panorâmico. […] Zombo evoca, mais comicamente ainda, outros cansaços da implacável rotina da cultura, como o fastio do discípulo prestes a ser traidor, na hilariante “Penúltima Ceia” […] A verdade é que o poeta de Zombo, tal como o Camões dos Lusíadas (X, 145) – “No mais, Musa, no mais, que a Lira tenho / Destemperada e a voz enrouquecida” –, chega cansado da sua longa caminhada: ”estou exausto deste serviço, mais não, não peçam / despeçam-me” (87), o trocadilho que resulta da ... Ler mais
«Embora todos os livros tenham mudanças de estilo e de tema bastante fortes, porque para mim é impossível ficar só na análise factual e não entrar no tempo e nas circunstâncias que me levam a criar outros temas e estilos, todos os livros trazem uma mudança. Este traz uma muito maior, talvez seja de facto a definitiva, porque estes livros são só a passagem do tempo de uma ponta à outra e de várias maneiras e circunstâncias, em várias atitudes ridículas ou num trágico nunca acentuado. Zombo porquê? Está logo na perífrase inicial: "A existência deste universo é mesmo esse ... Ler mais